Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1992
Título: Relação entre dieta mediterrânea e prevenção de doenças Cardiovasculares: uma revisão narrativa dos efeitos sobre marcadores de doenças cardíacas
Autor(es): Calenti, Rawanner Gegenheimer
Orientador(es): Sipioni, Marcelo Eliseu
Palavras-chave: Nutrição - Doenças cardiovasculares - Dieta mediterrânea
Data do documento: 26-Nov-2024
Resumo: A dieta mediterrânea é amplamente estudada pela sua associação com a redução do risco de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade mundial. Esse trabalho tem como objetivo sintetizar as evidências sobre os efeitos da dieta mediterrânea em marcadores de doenças cardiovasculares. Estes efeitos protetores estão relacionados ao consumo de ácidos graxos monoinsaturados, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios presentes nos alimentos predominantes da DM, como azeite de oliva, frutas e vegetais frescos, e peixes. Estudando o padrão alimentar mediterrâneo, como uma possível abordagem dietética, para a prevenção de doenças cardiovasculares e buscando evidências que suportam seu papel na melhora dos fatores de risco cardiovasculares e na promoção da saúde cardiovascular.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1992
Aparece nas coleções:Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAWANNER GEGENHEIMER CALENTI.pdfTCC RAWANNER GEGENHEIMER CALENTI175.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.