Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/203
Título : Evidências de subdiagnóstico e marcadores de risco de pressão arterial elevada em crianças de 6 a 13 anos
Autor : Fuly, Jeanne Teixeira Bessa
metadata.dc.contributor: Costalonga, Everlayny Fiorot
Palabras clave : Hipertensão arterial - Crianças - Obesidade - Marcador de risco
Fecha de publicación : 27-feb-2013
Resumen : Objetivo: Estimar a prevalência de pressão arterial elevada em escolares, assim como a frequência relatada de aferição prévia da pressão nessas crianças. Identificar marcadores de risco de pressão arterial elevada na amostra. Métodos: Estudo transversal envolvendo 794 crianças de 6 a 13 anos, matriculadas no ensino público fundamental. Questionário entregue aos pais, com informações perinatais, sócio-econômicas e sobre aferição prévia da PA nas crianças. Avaliação antropométrica: peso, altura, circunferências abdominal, de quadril, braquial e cervical, além das três aferições da pressão arterial. Classificação dos níveis pressóricos conforme as recomendações internacionais atuais, estabelecidas em 2004. Resultados: A prevalência de PA elevada (hipertensão ou pré-hipertensão) foi de 7%. Apenas 21,7 % das crianças haviam sido previamente submetidas a aferições de PA. A razão de chances de PA elevada entre crianças com e sem excesso de peso foi de 2,9 (IC 95% = 1,7 a 5,0, p < 0,001). Nenhuma das medidas antropométricas foi superior ao Z de IMC como preditor de PA elevada. Histórico de hipertensão na gestação (p < 0,001), de prematuridade (p = 0,006), hipertensão materna (p = 0,01) e hipertensão paterna (p = 0,008) também se correlacionaram à presença de PA elevada nas crianças. Conclusões: A prevalência de pressão arterial elevada foi de 7% entre as crianças examinadas e apenas 21,7% delas haviam sido submetidas à aferição prévia da pressão, o que contribui para o subdiagnóstico da doença. Excesso de peso e história familiar configuram como principais marcadores de risco para pressão arterial elevada na amostra.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/203
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE JEANNE TEIXEIRA BESSA FULY.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JEANNE TEIXEIRA BESSA FULY1.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.