Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/212
Título : Análise de imagem empregada na avaliação de viabilidade celular
Autor : Gasparini, Luciana Simões
metadata.dc.contributor: Lenz, Dominik
Palabras clave : CellProfiler - Análise de imagem - Viabilidade celular
Fecha de publicación : 13-jun-2016
Resumen : O presente estudo foi desenvolvido para avaliar a viabilidade celular in vitro utilizando análise de imagem. Linhagem de células de hepatoma hepa1c1c7 e fibloblastos L929 foram expostas a substâncias isoladas (camptotecina, alcalóides licorina, tazetina, albomaculina, 3-epimacronina, thisfaeridina e galantina) e a três extratos, sendo dois de espécies das algas Padina sp. e Sargassum sp. e um da espécie Habrantus itaobinus Ravenna em diferentes concentrações e corados com panótico. Imagens das células foram obtidas utilizando um microscópio invertido equipado com uma câmara digital. O ensaio colorimétrico de redução do sal tetrazólio (MTT) foi utilizado para avaliar a viabilidade celular. As imagens foram analisadas pelo software CellProfiler. Após análise, o software identificou e quantificou os objetos em cada imagem. Uma comparação entre o padrão-ouro MTT e a análise de imagens quantitativa foi realizada utilizando o teste de Bland-Altman. O método de análise de imagem apresentou resultados semelhantes para a identificação de células viáveis e pode colaborar como parte dos procedimentos de análise biológica. A metodologia apresentada é de baixo custo e reprodutiva.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/212
Aparece en las colecciones: Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIANA SIMÕES GASPARINI.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIANA SIMÕES GASPARINI1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.