Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/222
Título: Metais em extratos secos de plantas medicinais utilizadas no tratamento de perda de peso
Autor(es): Barrella, Michelle Vieira
Orientador(es): Endringer, Denise Coutinho
Palavras-chave: Metais - Emagrecimento - ICP-OES - Toxicidade
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Para o tratamento da obesidade diversos extratos secos de plantas medicinais têm sido prescritos por médicos e nutricionistas. Objetivou-se avaliar presença de metais nos extratos de plantas prescritas como suplementos no tratamento para perda de peso: Camellia sinensis (L.) Kuntze, Citrus aurantium L., Cordia ecalyculata Vell, Ilex paraguariensis A. St. - Hil., Cissus quadrangularis L., Senna alexandrina Mill. (Senne). A presença de metais nos extratos secos foi determinada empregando-se a técnica de ICP-OES. As amostras foram digeridas e quantificadas a fim de identificar Al, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Li, Mn, Mo, Ni, Pb, V e Zn. Observou-se presença de metais em todos extratos, principalmente Mn, Al e Fe nas amostras de C. sinensis, I. paraguariensis , C. quadrangularis e C. aurantium. As amostras oriundas da China foram as que apresentaram os maiores teores de metais. Conclui-se que os extratos empregados no tratamento de perda de peso contêm diversos metais. Portanto, há a necessidade de maior vigilância em relação à matéria prima utilizada para a dispensação de extratos secos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/222
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MICHELLE VIEIRA BARELLA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MICHELLE VIEIRA BARRELLA461.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.