Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/295
Título : Uso do triptofano como mitigador de estresse durante o transporte de juvenis de robalo peva (Centropomus parallelus)
Autor : Sepulchro, Lorena Cristina O´reilly
metadata.dc.contributor: Gomes, Levy de Carvalho
Palabras clave : Enzima - Excreção - Manuseio - Peixes - Piscicultura
Fecha de publicación : 27-feb-2014
Resumen : O uso de aditivos na ração que melhorem a qualidade de vida dos peixes de criação tem sido cada vez mais difundido nas pisciculturas como uma forma de se minimizar o estresse causado pelas práticas de manejo. Dentre estes aditivos está o triptofano, um precursor da serotonina que atua a nível cerebral, reduzindo as respostas de estresse dos peixes. A espécie estudada, Centropumus parallelus, possui a particularidade de se mostrar de grande potencial para a piscicultura, por possuir características desejáveis a criação, como a fácil adaptação, ampla distribuição e apreciação da carne, além de alto valor comercial. O objetivo do trabalho foi testar a eficiência do triptofano como mitigador de estresse, de forma a prevenir efeitos adversos causados pelo transporte dos peixes. Os peixes foram submetidos a dois experimentos, com diferentes concentrações de triptofano adicionados à ração: 0g/Kg; 5g/Kg; 10g/Kg; 15g/Kg e 20g/Kg. No primeiro experimento, foram realizados testes de excreção (amônia e ureia) que demonstraram não haver diferenças significativas na quantidade excretada nos diferentes tratamentos. No segundo experimento, os peixes foram alimentados durante sete dias e a partir daí, submetidos a um transporte de 15 horas. Após o transporte foram realizados testes para averiguar a qualidade da água e coletado sangue, fígado e branquias para análises de glicose, cortisol, lactato, glicogênio e atividade enzimática da GST e Catalase. Diferenças significativas foram encontradas apenas no lactato, na concentração de 10g/Kg de ração, no grupo submetido ao transporte e na atividade enzimática da Catalase hepática, que, a partir de 10g/kg aumentou significativamente. Nas demais análises não foram observadas diferenças estatísticas, levando à conclusão de que a concentração de triptofano adicionada a ração não influencia na excreção de produtos nitrogenados e o uso do triptofano nas concentrações testadas não apresentou um efeito redutor de estresse em robalo peva durante o transporte.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/295
Aparece en las colecciones: Ciência Animal (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE LORENA CRISTINA O'REILLY SEPULCHRO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LORENA CRISTINA O'REILLY SEPULCHRO1.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.