Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/311
Título: Efeito de fontes e níveis de cobre sobre o desempenho de frangos de corte
Autor(es): Erlacher, Rogéria Cardozo
Orientador(es): Kill, João Luis
Palavras-chave: Aves - Micro mineral - Quelatado - Performance
Data do documento: 28-Fev-2014
Resumo: Os quelatos estão disponíveis no mercado de várias formas, para seu uso na alimentação animal. Os minerais orgânicos podem ser definidos como uma mistura de elementos minerais ligados a um tipo de carreador. Os minerais quelatados podem substituir os minerais inorgânicos em níveis mais baixos, devido à sua maior biodisponibilidade e ainda manter o desempenho dos animais ou até melhorar. Nesse contexto, o experimento foi conduzido com objetivo de avaliar o efeito da fonte e nível de cobre, em dietas a base de milho, farelo de soja e farinha de carne sobre o desempenho de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade. Foram utilizados 800 pintos machos da linhagem comercial Cobb® 500, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos, 13 repetições e 20 aves por repetição, considerada a unidade experimental. Os tratamentos foram determinados a partir dos diferentes níveis de inclusões e fontes de cobre, ficando assim delineados: 1 – dieta controle; 2 – dieta com sulfato de cobre 30mg/kg; 3 – dieta com sulfato de cobre 120mg/kg; 4 – dieta com cobre quelatado I 30mg/kg; 5 – dieta com cobre quelatado I 120mg/kg; 6 – dieta com cobre quelatado II 30mg/kg; 7 – dieta com cobre quelatado II 120mg/kg; Foram avaliados o ganho de peso, o consumo de ração, a conversão alimentar, o índice de eficiência produtiva, a viabilidade criatória e o índice de rentabilidade no período de 1 a 42 dias de idade. O uso de cobre orgânico influenciou significativamente (p>0,05) as variáveis:peso final, ganho de peso e conversão alimentar, de 1 a 42 dias de idade. O nível de 120 mg/kg da fonte de cobre quelatado I, proporcionou melhor desempenho para frango de corte de 1 a 42 dias de idade.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/311
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ROGÉRIA CARDOZO ERLACHER.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ROGÉRIA CARDOZO ERLACHER967.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.