Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/324
Título : Planejamento estratégico como instrumento de poder: efeitos da implementação na cidade de Vila Velha - ES (2013/2016)
Autor : Vervloet, Vito Beno
metadata.dc.contributor: Barreto Junior, Irineu Francisco
Palabras clave : Políticas públicas - Planejamento estratégico - Participação popular - Sociologia política - Gestão pública
Fecha de publicación : 3-feb-2016
Resumen : Este estudo analisa o processo de implementação do Planejamento Estratégico na gestão 2013 a 2016, na cidade de Vila Velha – ES. Busca compreender a forma como esse planejamento público ocorreu, com olhares que perpassam a Sociologia e a Ciência Política, e refletir sobre a adequação desse plano na realização das políticas públicas. O planejamento estratégico foi tratado, na pesquisa, como efetivo instrumento de poder, e buscou-se identificar a presença de diferentes segmentos do governo, da sociedade e da população na sua formulação e execução. Em suma, a pesquisa buscou compreender não só as limitações e benefícios da implementação do planejamento, como também os efeitos provocados com a elaboração e efetivação desse processo. Analisou também aspectos sociais e políticos na sua adoção, e como esses efeitos são percebidos pela população. A dissertação apresenta, inicialmente, uma construção sobre Políticas Públicas e Planejamento Estratégico, analisada de forma pormenorizada. Em seguida, realiza um exame sobre diferentes aspectos do planejamento como instrumento de gestão pública: história, potenciais benefícios, fases no processo de planejamento, desenvolvimento e o fenômeno da participação popular. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa empírica, obtidos com as entrevistas, que propiciaram uma reflexão sobre a atividade dos diferentes atores, abordagem sobre os vieses democráticos e/ou tecnocráticos do processo, dos efeitos, melhorias e limitações percebidas. Ainda com os resultados da pesquisa empírica, foi realizada uma análise fundamentada nas teorias estudadas, na gestão prática do planejamento e na interface entre teorias e perspectivas populares. A pesquisa identificou o desejo dos entrevistados de presenciar, na cidade de Vila Velha, a efetivação de uma gestão democrática, com efetiva participação popular, com eficácia, eficiência e efetividade. Nem sempre, porém, predominou a aspiração popular e a efetiva implantação de um planejamento democrático, pois relatos apontam o viés tecnocrático e algumas vezes hermético, fechado à participação popular no planejamento e na efetivação dessa política pública.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/324
Aparece en las colecciones: Sociologia Política (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE VITO BENO VERVLOET (2).pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE VITO BENO VERVLOET3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.