Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorResende, Paulo Edgar da Rocha-
dc.contributor.authorHorta, Fernanda Fachetti-
dc.date.accessioned2020-10-22T12:15:54Z-
dc.date.available2020-10-22T12:15:54Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/331-
dc.description.abstractA pesquisa tem o condão de identificar se em escolas públicas com atividades do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais), no Município de Colatina-ES há uma participação dos Conselhos de Escola de modo a ser possível qualificar sua atuação. Foi apresentado o histórico da evolução dos movimentos sociais, principalmente no Brasil, relacionando-os com o surgimento dos Conselhos, demonstrando ser a escola local, também, de manifestações sociais, onde se busca a formação de um cidadão crítico e participativo. O que se pretende aqui é investigar a atuação dos Conselhos de Escola e sua atividade como parte da sociedade civil nos casos em que sua atuação é vista como necessária para garantir a qualidade do ensino. É importante que seja observada a atuação dos Conselhos de Escola e de seus membros, diante de situações-problemas detectados nas escolas campo desta pesquisa. Pretende-se, então, analisar a participação da sociedade civil nas escolas, organizada em Conselhos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConselhos de Escolapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEfetividade Participativapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleA atuação dos conselhos de escola em escolas públicas com atividades do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no município de Colatina - ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe objective of the research is to identify if there is a participation of the School Councils from the city of Colatina-ES in public schools with activities from the 6th to the 9th Elementary grade (Final Years), in order to qualify their performance. It was presented the history of the social movements’ evolution, especially in Brazil, relating them to the emergence of the Councils, and demonstrating that the local school is also a place for social manifestations in which one can develop the formation of a critical and participative citizenship. It was done an Investigation of the performance of these School Councils and their activity as part of the civil society in cases where their action is seen as necessary to guarantee the quality of teaching. It is important to observe the performance of the School Councils and their members in the context of the situations and problems detected in the schools targeted by this research. The final purpose is to analyze the participation of civil society – by means of organized councils - in schools.pt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FERNANDA FACHETTI HORTA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FERNANDA FACHETTI HORTA2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.