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Título: Políticas públicas para a juventude: análise do Programa Nossa Bolsa e o acesso de jovens ao ensino superior
Autor(es): Feroni, Emanuela Maria Aliprandi
Orientador(es): Barreto Junior, Irineu Francisco
Palavras-chave: Educação - Ensino Superior - Programas de Incentivo - Políticas Públicas
Data do documento: 21-Mai-2013
Resumo: Esta dissertação interpreta criticamente as políticas públicas de incentivo que permeiam no estado do Espírito Santo. Políticas essas que possibilitam a imersão do jovem na vida acadêmica, deslumbrando assim melhores condições sociais. Nosso estudo sobre políticas de incentivo terá foco no Programa do Governo Federal Nossa Bolsa. Objetiva-se comparar a natureza das políticas públicas e a realidade social desses dois pontos, apurando assim o papel desempenhado pelo Nossa Bolsa na tendência de redução da pobreza e da desigualdade social. Inicialmente, explicitam-se as principais categorias de análise da dissertação (políticas públicas, investimento, Ensino Superior e ascensão social). Na parte intermediária do trabalho, investigam-se as ações realizadas pelo programa, seu funcionamento e impacto social no Espírito Santo. Averigua-se quem são os beneficiados pelo programa, seu perfil, e expectativas e como a integração graduando e programa tem ajudado a atenuar problemas de evasão e de características sociais e como o Estado tem atuado diante desse problema. A partir daí surgem problemas relacionados ao programa que muitas vezes geram insatisfação nos beneficiados, ao mesmo tempo, tentam atenuar algumas divergências com auxílios extras que muitas vezes não chegam a todos os beneficiados pelo programa e quando chegam esses benefícios muitas vezes não conseguem cobrir os reais custos dos universitários. Na parte final, busca-se interpretar as potencialidades e os limites do Nossa Bolsa nas divergências encontradas pelos estudantes, avaliando se o programa possui o caráter de uma política social de incentivo e se ela é realmente eficaz naquilo que propõe que seria ao ingresso dos jovens no ensino superior com foco na atenção social, proporcionando ao jovem uma melhor ascensão social através do estudo.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/349
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