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Título : Nível de satisfação dos usuários de farmácias públicas de dispensação de medicamentos de alto custo: resultado de estudo no estado do Espírito Santo
Autor : Cassaro, Karla Oliveira dos Santos
metadata.dc.contributor: Andrade, Tadeu Uggere de
Palabras clave : Farmácia Cidadã - Sistema Único de Saúde - Assistência Farmacêutica
Fecha de publicación : 9-dic-2013
Resumen : O nível de satisfação reflete a realidade da atenção à saúde oferecida, assim como as preferências e expectativas dos pacientes. As farmácias cidadãs, que fazem a dispensação do componente especializado no Espírito Santo, representam um conceito moderno de farmácia com serviço humanizado e especializado, porém o nível de satisfação de seus usuários, que indica indiretamente a qualidade dos serviços prestados, ainda não foi avaliado. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a satisfação dos usuários das farmácias cidadãs do Espírito Santo. Trata-se de um estudo observacional transversal, que utilizou uma abordagem quantitativa, em que os dados foram coletados por meio de questionário estruturado para avaliação do nível de satisfação. Também foram coletados dados sócio-econômicos e os motivos de procura pela farmácia e por seu atendimento. Os dados foram analisados por meio programa SPSS 11.5 observando-se as frequências relativas simples para as variáveis qualitativas. Para as variáveis quantitativas foi efetuada análise de variância de uma via (ANOVA) e o teste post-hoc utilizado foi o de Fisher. Os dados foram expressos como a média ± erro padrão da média (EPM). Os resultados revelam que, em geral, os pacientes atendidos nas farmácias cidadãs estão satisfeitos com os serviços, e que São Mateus, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim tiveram as maiores médias de satisfação. Quando estratificado por pergunta, avaliou-se que a maior satisfação está relacionada aos aspectos estruturais e organizacionais e que o atendimento farmacêutico é insatisfatório. Quando relacionada à satisfação com as características socioeconômicas, observou-se diferença entre tempo de espera (p=0,002), de atendimento pelo farmacêutico (p=0,009) e escolaridade (p=0,008). Conclui-se que os pacientes estão satisfeitos com os serviços das farmácias cidadãs estaduais do Espírito Santo, porém deve haver uma melhora em relação ao atendimento farmacêutico e à relação interpessoal entre profissionais de saúde e usuários do sistema público de saúde brasileiro.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/384
Aparece en las colecciones: Assistência Farmacêutica (Dissertações)

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