Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/391
Título : Danos genotóxicos, bioquímicos e histopatológicos causados pela exposição ao petróleo em Robalo Peva (centropomus parallelus)
Autor : Amaral, Adriana Gomes do
metadata.dc.contributor: Chippari-Gomes, Adriana Regina
Palabras clave : Centropomus parallelus - Petróleo - Teste do Micronúcleo - Histopatologia de brânquias - Glutationa-S-Transferase
Fecha de publicación : 11-mar-2011
Resumen : Como grande parte da obtenção de petróleo ocorre no ambiente aquático o presente estudo teve por objetivo avaliar os danos genotóxicos, bioquímicos e histopatológicos em Centropomus parallelus (Robalo), exposto a 20mL.L-1 de petróleo. Os peixes foram alocados em aquários individuais com 3L de água salgada e posteriormente expostos ao petróleo nos tempos de 24, 48, 96, 168 e 360h, acompanhado dos seus respectivos grupos controles (n=8). Outro tratamento realizado neste estudo foi a recuperação dos organismos expostos ao petróleo por 96h e posteriormente transferidos para aquários sem contaminante por 168 e 360h (n=8). Os animais foram anestesiados e em seguida sacrificados para retirada do sangue, brânquias e fígado. Nas análises realizadas nos organismos sob exposição aguda (24 e 48h) os resultados não se mostraram significativos para nenhum dano analisado. Nos organismos sob exposição subcrônica foram observados dados relevantes relacionados aos danos genotóxicos (360h), bioquímicos (168 e 360h) e histopatológicos (96, 168 e 360h). Quanto aos testes realizados, o teste do micronúcleo não foi considerado um biomarcador efetivo para a exposição de exemplares centropomus paralellus ao petróleo na concentração de 20mL.L-1, porem a atividade da enzima GST e a histopatologias de brânquias podem ser indicadas como biomarcadores de contaminação subcrônica ao petróleo, visto que ocorreram alterações significativas. Quanto à recuperação, o período de 15 dias (360h) é o mais indicado para que a maioria dos danos/alterações ocorridos durante a exposição de C. paralellus ao petróleo (20mL.L-1) por 96h sejam reparados.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/391
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE ADRIANA GOMES DO AMARAL.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ADRIANA GOMES DO AMARAL1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.