Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/413
Título : Caracterização química e bioatividade de substancias húmicas isoladas do ecossistema manguezal
Autor : Tannure, Fernanda Pavesi
metadata.dc.contributor: Dobbss, Leonardo Barros
Palabras clave : Mangue - Matéria orgânica - Análises químicas - Espectroscópicas
Fecha de publicación : 27-mar-2013
Resumen : Os manguezais são ecossistemas com importância ecológica, social e econômica que vêm sofrendo intensa destruição. Os sedimentos dos manguezais são ricos em matéria orgânica (MO) e as substâncias húmicas (SH) ali presentes apresentam funções importantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar quimicamente e comparar a atividade biológica das substâncias húmicas (SH), ácidos húmicos (AH) e ácidos fúlvicos (AF) isolados de duas áreas de manguezal localizadas no interior da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL), levando em consideração o grau de interferência antrópica de cada região. Os sedimentos foram coletados em duas áreas, Maria Ortiz (MOr) - alto grau de interferência antrópica e Canal dos Escravos (CE) - baixo grau de interferência antrópica. Para determinar o grau de estabilidade estrutural da MO foram realizadas análises da acidez dos materiais húmicos por titulação potenciométrica e as análises de composição elementar, relação E4/E6, intensidade de fluorescência e infravermelho (IV) foram utilizadas para determinar o grau de humificação da MO. A atividade biológica dos materiais húmicos foi realizada utilizando-se plântulas de tomate e milho. O método de medida de acidez em solução foi utilizado para determinar uma possível associação da atividade dos AH sobre a atividade das H+-ATPases. Os resultados obtidos indicaram que a MO presente na área do CE apresenta maior quantidade de sistemas tampão, quando comparados com a área MOr, indicando uma maior estabilidade estrutural da MO. Valores mais altos da relação C/N foram encontrados nos materiais húmicos da área de MOr, quando comparados com os da área CE. O índice de fluorescência apresentou valores mais altos nos materiais húmicos da área MOr e a relação E4/E6 apresentou valores mais baixos nos materiais húmicos da área MOr. As bandas de absorção do espectro de IV indicaram similaridades com relação a funcionalidade química dos materiais húmicos, no entanto pôde-se perceber nitidamente diferenças entre as áreas (CE e MOr) tanto nos espectros dos AH quanto dos AF e SH. Todos os materiais húmicos isolados de MOr e CE promoveram aumento no número de raízes laterais emergidas em tomate e milho, quando comparados com o tratamento controle. Os materiais húmicos da área CE apresentaram tendência de aumento na atividade biológica quando comparado com MOr, com exceção dos AH sobre a atividade biológica de tomate e dos AF sobre a atividade biológica do milho. Observou-se um aumento expressivo no valor da acidez quando adicionada a melhor dose de AH do CE à solução de cultivo. Constata-se com este trabalho que existe diferença entre as características químicas avaliadas e a atividade biológica dos diferentes materiais húmicos. Evidencia-se que a atividade antrópica altera a qualidade da MO dos sedimentos de manguezal, o que pode vir a interferir na sobrevivência e desenvolvimento das florestas de mangue.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/413
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE FERNANDA PAVESI TANNURE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FERNANDA PAVESI TANNURE3.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.