Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/447
Título : Efeito da interação entre a substância húmica/ácido húmico com o fungo endofítico Piriformospora indica na absorção de macro e micronutrientes em Zea mays
Autor : Cominote, Monique
metadata.dc.contributor: Tadokoro, Carlos Eduardo
Palabras clave : Produtos húmicos - Associação fungos - Produção vegetal - Melhoria do solo
Fecha de publicación : 26-feb-2016
Resumen : Avaliar os benefícios de usar produtos húmicos juntamente com o fungo Piriformospora indica para o crescimento da planta, e acumulações de macro e micronutrientes. Métodos: efeito direto das substâncias húmicas (SH) ou ácido húmico (AH) no crescimento do P. indica foi observada em culturas in vitro. Efeitos da SH, e / ou AH e P. indica, no crescimento das plantas foram medidos pelas massas frescas e secas. Finalmente, teores de macro e micronutrientes na planta após o uso dos produtos húmicos e / ou tratamentos com P. indica foram quantificados por espectrometria. Resultados: SH ou AH não têm nenhum efeito no crescimento do P. indica. P. indica excedeu com SH na capacidade de induzir aumento de massa em plantas, mas isso não foi observado com AH, onde P. indica e AH tiveram efeito sinérgico. A absorção de macro e micronutrientes foi melhor com P. indica sozinho do que em combinação com o SH. No entanto, quando o AH foi testado, a absorção de macro e micronutrientes não mostraram um padrão claro benéfico, se o AH foi utilizado sozinho ou em conjunto com P. indica. Conclusões: nossos resultados mostram que a associação de fungos micorrízicos pode trabalhar diferencialmente com produtos húmicos para melhorar o crescimento das plantas e absorção de nutrientes. Este é altamente relevante uma vez que existe a necessidade de aumentar o rendimento das culturas e de recuperação de áreas para o desenvolvimento de agroecossistemas.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/447
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE MONIQUE COMINOTE.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE MONIQUE COMINOTE1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.