Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/481
Título: Impacto ambiental na qualidade da água gerado pela criação de tilápia (Oreochromis niloticus) em região serrana
Autor(es): Gomide, Andréa Tassis de Mendonça
Orientador(es): Gomes, Levy de Carvalho
Palavras-chave: Piscicultura - Poluição - Efluente
Data do documento: 27-Jul-2016
Resumo: A descarga de efluentes de viveiros no meio natural é um dos principais impactos ambientais causados pela piscicultura, assim, o presente estudo objetivou avaliar a qualidade da água dos afluentes e efluentes de viveiros de criação de tilápia, na região serrana do estado do Espírito Santo, sudeste do Brasil. O trabalho foi dividido em dois capítulos. No primeiro, foram aplicados questionários a 26 pisciculturas para fazer um diagnóstico socioeconômico e ambiental. As amostras de água foram coletadas nos afluentes e efluentes de seis pisciculturas, mensalmente, durante cinco meses. A maioria dos produtores (77%) tem área alagada menor que 0,5 ha e tem a piscicultura como a segunda fonte de renda. A mão de obra é familiar, a água de abastecimento é de nascente, o efluente é lançado nos córregos sem nenhum tratamento prévio e a tilápia é a espécie mais cultivada. Os valores médios das variáveis físico-químicas dos afluentes estão em conformidade com a legislação vigente. Entretanto, os valores elevados de fósforo total, amônia e clorofila dos efluentes indicam o impacto gerado pelas pisciculturas. No segundo capítulo foi realizado um monitoramento para avaliar a qualidade da água dos afluentes e efluentes, em quatro pisciculturas. As amostras de água e sedimento foram coletadas nos afluentes e efluentes (transecto de 200 m com cinco pontos de coleta) de cada piscicultura, mensalmente, durante doze meses. Foram analisados temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez (NTU), sólidos totais dissolvidos (TDS), alcalinidade, dureza total, vazão, fósforo total, amônia total, nitrito, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), clorofila a e ficocianina. Os maiores valores de amônia, fósforo total, DBO, nitrito, ficocianina, clorofila e dureza total encontrados nos efluentes de três propriedades das quatro analisadas neste estudo, indicam que houve alterações na qualidade da água de origem. A piscicultura que apresentou o maior fluxo de água e oxigênio dissolvido em seu efluente, foi a que não apresentou alterações nos parâmetros físico-químicos da água, e a que faz o reaproveitamento da água de descarga dos viveiros para reabastecê-los foi a que se mostrou mais eutrofizada. Assim, é importante que se faça o monitoramento da qualidade da água das pisciculturas desta região serrana e a divulgação das boas práticas de manejo, junto aos produtores, buscando minimizar os possíveis impactos ambientais.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/481
Aparece nas coleções:Tese de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL DE ANDRÉA TASSIS DE MENDONÇA GOMIDE.pdfTESE FINAL DE ANDRÉA TASSIS DE MENDONÇA GOMIDE1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.