Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/535
Título: Antipredator mechanisms of post-metamorphic anurans
Autor(es): Zandomenico, Cássio Zocca
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Barbosa
Soares, Charles Gladstone Duca
Palavras-chave: Anura - Ecologia experimental - Interação predador-presa
Data do documento: 27-Fev-2019
Resumo: A predação tem consequências na aptidão dos organismos, onde muitos mecanismos antipredador evoluíram para evitar ou repelir predadores, sendo exibida uma diversidade de colorações e formas. Presas podem reconhecer seus predadores, podendo responder distintamente entre indivíduos, espécies, gêneros e famílias. Mecanismos antipredador de anfíbios anuros são amplamente estudados, no entanto, a literatura é dispersa e descritiva devido à natureza oportunista das observações. Um banco de dados que compila essas informações pode favorecer a produção de estudos macroecológicos sobre a interação de predador-presa. Produzimos um banco de dados sobre mecanismos antipredador de anuros pós-metamórficos (juvenis e adultos) em escala global. Esse banco de dados contém informações sobre mecanismos antipredador para 650 espécies e 39 famílias. Mecanismos antipredador foram exibidos de forma distinta pelas espécies, gêneros e famílias de anuros. O número de publicações em mecanismos antipredador aumentou substancialmente após o ano 2000. Com base nesse banco de dados, avaliamos se atributos funcionais de anuros como tamanho corporal, período de atividade, hábito e o tipo de habitat podem influenciar a diversidade de mecanismos antipredador. Os atributos funcionais habitat, tamanho corporal e período de atividade explicaram 85% da diversidade de mecanismos antipredador. Nosso banco de dados combinado com medidas quantitativas de atributos morfológicos e ecológicos pode ampliar o conhecimento sobre macroecologia evolutiva.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/535
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CASSIO ZOCCA ZANDOMENICO 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CÁSSIO ZOCCA ZANDOMENICO4.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.