Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/551
Título: Juízes sem rosto frente o ideal de protecionismo integral na dinâmica do combate ao crime organizado
Autor(es): Silva, Altivo Maciel Barros
Orientador(es): Santiago, Danilo Roberto Pereira
Palavras-chave: Estratégias - Organizações criminosas - Segurança pública - Paz social
Data do documento: 5-Fev-2020
Resumo: As organizações criminosas estão em expansão no território nacional, elas vêm sendo um dos maiores desafios para as políticas de segurança pública. Para combatê-las, é preciso ter um dinamismo investigativo, que venha a adimplir o compromisso do Estado para com a sociedade, cumprindo assim o modelo proposto no Contrato Social. Uma das possibilidades de enfrentar o crime organizado é por meio da aplicação do método “juiz sem rosto”. O presente trabalho discutiu a necessidade prática e as questões jurídicas sobre a possibilidade de aplicação de estratégias de combate ao crime organizado, visando obter uma paridade de forças em equilíbrio de reação, diante do aparelhamento tecnológico e armamentista do crime, que atua intimidando as autoridades precursoras da persecução penal. A pesquisa fez um comparativo teórico entre o crime organizado e as possibilidades utilizadas pelas autoridades para combatê-lo. Afinal, o agente público atuante na atividade de persecução penal, o Juiz prolator de uma atividade jurisdicional, representa o Estado no cumprimento do contrato social, e não a si próprio, daí porque a sua não identificação momentanea protege a sua imparcialidade, trazendo-lhe maior segurança na prolação jurisdicional, ou atividade investigativa e persecutória, de forma que garante a segurança no ativismo judicial e investigativo com eficiência de atuação.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/551
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALTIVO MACIEL BARROS SILVA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ALTIVO MACIEL BARROS SILVA639.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.