Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/559
Título: As ações terroristas do crime organizado no Brasil: um desafio para a segurança pública
Autor(es): Nascimento, Denilson Gonçalves Lino do
Orientador(es): Herkenhoff, Henrique Geaquinto
Palavras-chave: Facções criminosas - Guerra irregular - Segurança pública - Crime organizado
Data do documento: 9-Mai-2019
Resumo: A criminalidade organizada no Brasil tem avançado de forma significativa,e o foco da Segurança Pública é, principalmente, o enfrentamento às organizações criminosas.Há necessidade cada vez maior de investimentos em modernas técnicas em Segurança Pública, porém, ainda existem problemas quanto à integração das forças policiais e ao gerenciamento de políticas públicas que evitem o desenvolvimento das facções criminosas. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder como a transformação do crime organizado tem sido um desafio para os Órgãos de Segurança Pública (OSP), bem como elucidar os fatores que fomentam o desenvolvimento dessas facções. Partindo deste princípio, foi traçado o objetivo: estudar e analisar o crime organizado destacando-se como problema a ineficiência da legislação vigente, que não acompanha a evolução do crime organizado. Além disso, também se levaram em conta os meios ultrapassados e inadequados da polícia para tentar controlar o avanço dessa modalidade de crime. Neste cenário, traçaram-se os objetivos específicos: aperfeiçoar o sistema de persecução penal, programar a integração das polícias, incrementar políticas públicas que alcancem toda a população, integrar a inteligência criminal, treinar e adequar os OSP dentro da nova realidade e maximizaras ações nas fronteiras por meio, principalmente, de ferramentas tecnológicas, entre outros. Para o atingimento dessas metas, a metodologia adotada para a dissertação foi a da pesquisa bibliográfica exploratória, com utilização de material nacional e estrangeiro na forma de livros (impressos e digitais), artigos (em revistas impressas ou sites) e trabalhos acadêmicos. A análise feita revelou que as ações terroristas das organizações criminosas transcendem a capacidade do Estado de lidar com essa nova realidade de “guerra”, aparentemente de 4ª geração, cujas características são ações terroristas e guerrilha urbana, seguidas da falta de políticas públicas eficazes e leis de persecução penal que amparem uma resposta satisfatória contra as facções criminosas.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/559
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE DENILSON GONÇALVES LINO DO NASCIMENTO 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE DENILSON GONÇALVES LINO DO NASCIMENTO9.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.