Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorPrates, Maria Riziane Costa-
dc.contributor.authorLaranja, Pablo Ramos-
dc.date.accessioned2020-11-12T12:57:57Z-
dc.date.available2020-11-12T12:57:57Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568-
dc.description.abstractEsta dissertação trata de estudar os modos de convivências dos sujeitos na sua relação com as violências nos cotidianos de uma escola estadual de séries finais do ensino fundamental e ensino médio, situada no município de Vila Velha/ES. Analisou as situações de violências que perpassam o cotidiano escolar, pelas histórias de vidas dos sujeitos praticantes da comunidade. Como aparato teórico metodológico utilizou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa com os cotidianos das escolas, nas articulações com redes de conversações com alunos e professores. Fez uso dos conceitos de sujeitos, violências e cotidianos pelas intercessões teóricas de Charlot, Abramovay, Minayo, Certeau, Alves, Carvalho, Ferraço, dentre outros. Os resultados da pesquisa de campo mostraram que algumas violências acontecem no interior da escola e muitas vezes elas são discutidas e resolvidas entre os sujeitos envolvidos na situação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolência em contexto escolarpt_BR
dc.subjectPesquisa com os cotidianospt_BR
dc.titleConvivências, sujeitos e violências nos cotidianos escolarespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis dissertation studied the subjects' coexistence in their relationship with violence in the daily lives of a school in the city of Vila Velha/ES. It analyzed the situations of violence that permeate the school routine, through the stories of the lives of subjects who practice in the community. As a methodological theoretical apparatus, it used the qualitative approach, through research with the daily lives of schools, in articulations with networks of conversations with students and teachers. Use of the concepts of subjects, violence and everyday life through the theoretical intercessions of Charlot, Abramovay, Minayo, Certeau, Alves, Carvalho, Ferraço etc. The results of the field research showed that some violence occurs inside the school and that they are often discussed and resolved among the subjects involved in the situation.pt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.