Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568
Título: | Convivências, sujeitos e violências nos cotidianos escolares |
Autor(es): | Laranja, Pablo Ramos |
Orientador(es): | Prates, Maria Riziane Costa |
Palavras-chave: | Educação - Violência em contexto escolar - Pesquisa com os cotidianos |
Data do documento: | 14-Mai-2020 |
Resumo: | Esta dissertação trata de estudar os modos de convivências dos sujeitos na sua relação com as violências nos cotidianos de uma escola estadual de séries finais do ensino fundamental e ensino médio, situada no município de Vila Velha/ES. Analisou as situações de violências que perpassam o cotidiano escolar, pelas histórias de vidas dos sujeitos praticantes da comunidade. Como aparato teórico metodológico utilizou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa com os cotidianos das escolas, nas articulações com redes de conversações com alunos e professores. Fez uso dos conceitos de sujeitos, violências e cotidianos pelas intercessões teóricas de Charlot, Abramovay, Minayo, Certeau, Alves, Carvalho, Ferraço, dentre outros. Os resultados da pesquisa de campo mostraram que algumas violências acontecem no interior da escola e muitas vezes elas são discutidas e resolvidas entre os sujeitos envolvidos na situação. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.