Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568
Título: Convivências, sujeitos e violências nos cotidianos escolares
Autor(es): Laranja, Pablo Ramos
Orientador(es): Prates, Maria Riziane Costa
Palavras-chave: Educação - Violência em contexto escolar - Pesquisa com os cotidianos
Data do documento: 14-Mai-2020
Resumo: Esta dissertação trata de estudar os modos de convivências dos sujeitos na sua relação com as violências nos cotidianos de uma escola estadual de séries finais do ensino fundamental e ensino médio, situada no município de Vila Velha/ES. Analisou as situações de violências que perpassam o cotidiano escolar, pelas histórias de vidas dos sujeitos praticantes da comunidade. Como aparato teórico metodológico utilizou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa com os cotidianos das escolas, nas articulações com redes de conversações com alunos e professores. Fez uso dos conceitos de sujeitos, violências e cotidianos pelas intercessões teóricas de Charlot, Abramovay, Minayo, Certeau, Alves, Carvalho, Ferraço, dentre outros. Os resultados da pesquisa de campo mostraram que algumas violências acontecem no interior da escola e muitas vezes elas são discutidas e resolvidas entre os sujeitos envolvidos na situação.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/568
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE PABLO RAMOS LARANJA1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.