Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/591
Título : Utilização dos fungos duddingtonia flagrans e monacrosporium thaumasium no controle dos nematoides rhabditis spp., e ciatostomíneos
Autor : Ferraz, Carolina Magri
metadata.dc.contributor: Braga, Fabio Ribeiro
Palabras clave : Resistência parasitária - Controle biológico - Nematodioses - Biotecnologia - Bovinos - Equídeos
Fecha de publicación : 4-mar-2020
Resumen : As nematodioses em animais domésticos são obstáculos na saúde e na produção animal. Neste contexto, a rhabditiose e a ciatostomíase são infecções causadas por nematoides, que se comportam de maneiras distintas, mas que culminam em sérios problemas na saúde de bovinos e equídeos, respectivamente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização dos fungos Duddingtonia flagrans (AC001) e Monacrosporium thaumasium (NF34) associados ao controle químico do Rhabditis spp., e na biossíntese de nanopartículas (AgNP) no controle in vitro de ciatostomíneos. Foram realizados dois ensaios experimentais em etapas distintas: ensaio A: Uso combinado de ivermectina, dimetilsulfóxido, óleo mineral e fungos nematófagos no controle de Rhabditis spp., e ensaio B: Efeito de nanopartículas de prata (AgNP's) de D. flagrans em larvas de Ciatostomíneos (subfamília: Cyathostominae). No ensaio A foram formados 12 grupos experimentais, com oito repetições cada: G1 (nematoides + AC001); G2 (nematoides + NF34); G3 (nematoides + ivermectina 1%/controle positivo); G4 (nematoides + dimetilsulfóxido 1%/controle positivo); G5 (nematoides + óleo mineral 100%/controle positivo); G6 (nematoides + AC001 + ivermectina 1%); G7 (nematoides + NF34 + ivermectina 1%); G8 (nematoides + AC001 + óleo mineral 100%); G9 (nematoides + NF34 + óleo mineral 100%); G10 (nematoides + AC001 + dimetilsulfóxido 1%); G11 (nematoide + NF34 + dimetilsulfóxido 1%); G12 (nematoide + água destilada/controle negativo). No ensaio B foi utilizado filtrado fúngico de D. flagrans, obtido a partir de meio com baixo teor de nutrientes (LMN) e enriquecido com quitina. Para a biossíntese das AgNP, solução de AgNO3 [1:50] foi adicionada ao filtrado. A formação das AgNP – D. flagrans foi confirmada por absorção óptica (UV-Vis). A microscopia eletrônica de transmissão (MET) foi utilizada para avaliar o tamanho e a monodispersão dos AgNP. Dois grupos experimentais foram formados em microtubos, com 5 repetições para cada grupo: grupo tratado (G1) e grupo controle (G2), durante um período de 24 horas. Nos microtubos do G1, foram adicionadas aproximadamente 120 L3 de ciatostomíneos e 1 mL de solução de AgNP's - D. flagrans, na concentração de 43,4 μg/mL. Nos microtubos do G2, aproximadamente 120 L3 e 1 mL de água destilada. Os resultados demonstraram que, a utilização de compostos químicos associados aos conídios fúngicos foi eficiente no controle in vitro de Rhabditis spp. Por outro lado, as nanopartículas de prata de D. flagrans apresentaram atividade larvicida e percentual de redução de 43% na população de larvas de ciatostomíneos, ao final de 24 horas. Sendo assim, concluiu-se que a utilização de controle biológico foi eficiente e pode vir a ser usada como estratégia integrada no manejo sanitário de rebanhos.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/591
Aparece en las colecciones: Ciência Animal (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE CAROLINA MAGRI FERRAZ.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CAROLINA MAGRI FERRAZ786.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.