Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/602
Título: Óleo essencial e triterpenos da resina de Protium heptaphyllum – composição química,citotoxicidade e antimutagenicidade
Autor(es): Lima, Ewelyne Miranda de
Orientador(es): Boëchat, Giovanna Assis Pereira
Palavras-chave: α-AMIRINA - β-AMIRINA - Almíscar - TNF-α - Atividade quimiopreventiva
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: O câncer de mama é a neoplasia com maior índice de mortalidade entre as mulheres. Plantas medicinais têm sido uma fonte importante na descoberta de novos agente anticancerígenos. Protium heptaphyllum (Aubl.) March é conhecida como almíscar, e é empregada popularmente como analgésica e anti-inflamatória. Visto que a inflamação participa na patogênese dos canceres humanos, que o aumento dos índices de apoptose tem sido associado à inibição do crescimento de células potencialmente oncogênicas, e que o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e a enzima conversora de angiotensina (ECA) participam neste processo, o objetivo do presente estudo foi avaliar a composição química e atividades citotóxica e pró-apoptótica, da resina, do óleo essencial, frações enriquecidas de isômeros α- e β-amirina obtidos da resina da P. heptaphyllum sobre a linhagem de adenocarcinoma mamário (MCF-7), além da participação da ECA e do TNF-α nestes eventos, e a atividade antimutagênica do óleo essencial. A análise dos constituintes químicos do óleo e da resina foi realizada por cromatografia a gás acoplado a espectrômetro de massas. A citotoxidade foi avaliada pelo método de MTT (brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5-difenil tetrazólio) nas concentrações de 1,7-40,0 μg/mL. Para avaliação da apoptose e eventos inflamatórios utilizaram-se os ensaios de Anexina V conjugada com FITC (isotiocianato de fluoresceína), caspase-3, atividade da ECA e quantificação de TNF-α por ELISA, respectivamente. A atividade antimutagênica foi realizada pelo teste do micronúcleo em medula óssea de camundongos machos e fêmeas, nas doses de 25, 50 e 100 mg/kg. O óleo essencial apresentou predominância de substâncias monoterpênicas. A resina apresentou, além do óleo essencial, substâncias triterpênicas, como α- e β-amirina. Foi observada atividade citotóxica apenas para frações enriquecidas com α- e β-amirina. Além disso, verificou-se atividade pro-apoptótica, aumento da atividade da caspase-3 e da ECA, e diminuição nos níveis de TNF-α após tratamento com a resina e suas frações. Para o óleo essencial, evidenciou-se anti-mutagenicidade pela diminuição na frequência de micronúcleos e normalização do índice mitótico. Conclui-se que o tratamento de células MCF-7 com a resina e suas frações enriquecidas de α- e β-amirina foi capaz de promover efeito pro-apoptótico, provavelmente pela diminuição dos níveis TNF-α e aumento da atividade da ECA. A possível atividade quimiopreventiva do óleo essencial da resina da P. heptaphyllum foi sugerida pelo efeito antimutagênico e ausência dos efeitos citotóxico e pro-apoptótico, provavelmente por ação das substâncias monotepênicas.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/602
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA+ç+âO FINAL DE EWELYNE MIRANDA DE LIMA.pdf
  Until 9999-01-01
DISSERTAÇÃO FINAL DE EWELYNE MIRANDA DE LIMA1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.