Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624
Title: | Produção de violências em relação a professores em uma escola de Serra - ES |
Authors: | Ferreira, Francis Rayner Cuzzuol |
metadata.dc.contributor: | Pylro, Simone Chabudee Lopes, Maria Regina |
Keywords: | Violência - Violência Escolar - Violência Contra Professores - Bullying |
Issue Date: | 10-Mar-2017 |
Abstract: | Pesquisas realizadas por órgãos nacionais e internacionais têm apontado que a violência faz parte da realidade profissional de professores brasileiros. O tema da violência escolar, no que diz respeito à violência contra o professor, já está na agenda de parlamentares e de pesquisadores interessados em medidas que possam minimizar tal fato. Considerando a relevância e preocupação pública dessa situação, a pesquisa objetivou investigar a tipologia, frequência e encaminhamento de eventos violentos, praticados por alunos, contra professores que atuam no Município de Serra – ES. Participaram desse estudo, 6 professores pertencentes a maior Instituição de Ensino inserida no programa “De Olho da Escola” no período da investigação. Os dados foram coletados por meio de análise documental e da realização de entrevistas. Foi possível observar que a maioria das violências praticadas contra os professores não são praticadas pelos mesmos agressores, sendo essas violências verbais, e ameaças. Não só o profissional de educação, mas também o aluno, e a maioria dos relacionados à escola, de algum modo, sofrem com violências produzidas naquele ambiente. O programa pareceu não ter muita visibilidade entre os docentes, já que declararam não saber de sua existência. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.