Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/691
Título: Atividade Antibacteriana de terpenos e sesquiterpenos
Autor(es): Guimarães, Aline Cristina
Orientador(es): Scherer, Rodrigo
Palavras-chave: Óleo essencial - Terpenos - Bactérias - Tempo de morte - Atividade antimicrobiana - Bactericida
Data do documento: 30-Set-2016
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar as atividades antibacteriana, bactericida e o estudo do tempo de morte de bactérias de 33 terpenos frequentemente reportados no metabolismo secundário de plantas aromáticas. Inicialmente, foi realizada uma triagem nas concentrações 25 e 2,5 mM pelo método de microdiluição em caldo em microplacas de 96 poços contra as bactérias E. coli, S. aureus, B. cereus e S.typhimurium. Após, foi realizada a determinação da concentração inibitória mínima (CIM) pelo mesmo método apenas com os compostos que mostraram atividade. A determinação da concentração bactericida mínima e o estudo de tempo de morte (0, 2, 4, 8, 12 e 24 h) foram realizados em placas de petrinas concentrações de CIM, 2xCIM e 4xCIM, onde a redução de ≥ 3 log10 UFC da contagem inicial foi definida como efeito bactericida. Dos 33 compostos avaliados, dezesseis apresentaram atividade antibacteriana, sendo o timol, carvacrol, citral,carveol, citronelol, geraniol e eugenol aqueles com potencial ação, entretanto, apenas os compostos carveol, citronelol, geraniol, eugenol, e terpineol apresentaram ação bactericida promissora. O eugenol apresentou ação bactericida em apenas duas horas em todas concentrações avaliadas contra S. typhimurium. O terpineol apresentou uma redução de 6 log10 UFC na concentração de 2xCIM e de 4xCIM no tempo de 12 horas e 8 horas, respectivamente, para as cepas de S. aureus. Na avaliação do tempo de morte das cepas de E. coli, os compostos carveol e citronelol apresentaram rápido efeito bactericida (2 h) na concentração de 4xCIM, enquanto que o gerâniol rápido efeito bactericida (2 h) na concentração de 2xCIM. O presente estudo traz uma valiosa contribuição sobre atividade antimicrobiana dos compostos de metabolismo secundário de plantas, contribuindo dessa forma para uma melhor compreensão da atividade antimicrobiana de óleos essenciais, bem como para encontrar substitutos naturais para os aditivos sintéticos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/691
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO FINAL DE ALINE CRISTINA GUIMARAES (2).pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ALINE CRISTINA GUIMARÃES722.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.