Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/791
Título: Confecção de implante ósseo em aço inoxidável, em formato de braçadeira, para osteossíntese de fraturas diafisárias femorais de cães
Autor(es): Souza, Thaiz de Deco
Orientador(es): Monteiro, Betânia Souza
Palavras-chave: Placa - Biomecânica - Cirurgia
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: As fraturas femorais na Medicina Veterinária correspondem a aproximadamente 25% das fraturas apendiculares, e ocorrem principalmente na diáfise e epífise distal. Apesar da existência de vários tipos de fixação e implantes para a fixação cirúrgica de fraturas, a seleção não é tão óbvia e nem padronizada. Não existe um método perfeito e todas alternativas apresentam vantagens, desvantagens e riscos. Em vista de entraves que retardam a consolidação óssea e prejudicam o retorno funcional do membro, propõe-se desenvolver um modelo de implante ortopédico capaz de promover maior estabilidade no foco da fratura, auxiliando a biomecânica do membro, o retorno precoce do membro, e assim, minimizar falhas no pós-operatório. Foram propostos três modelos de implantes ósseos produzidos em aço inoxidável, em formato de braçadeira. Para primeiro modelo de braçadeira (B1) foi usada uma placa ortopédica de 7,0 cm de comprimento de 06 orifícios fixada a uma tela semimaleável com furos de 1,0 mm de diâmetro e 3,0 x 4,0 cm de comprimento e largura, contudo o modelo B1 apresentou-se de difícil manipulação pela rigidez da placa. O segundo modelo B2, com 8,0 cm de comprimento, foi constituído de três semicírculos craniais e caudais, com espaço de 1,0 cm entre os anéis, acoplados a uma dobradiça. Esta proposta B2 mostrou-se robusto, pesado e com dimensões grosseiras. A última proposta foi o modelo B3, confeccionado inteiramente em tela não maleável perfurada, de menor espessura, com anéis acoplados a uma braçadeira delicada. O diâmetro que se forma na junção das partes semicirculares é de 1,2 a 1,5 cm, variando de acordo com a dimensão óssea. O implante B3, visivelmente delicado e leve, apresentou a característica de ser facilmente manuseado, acoplar ao redor do osso obedecendo ao contorno anatômico, e ser constituído por material resistente, sugerindo ser capaz de resistir às forças primárias que atuam no osso.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/791
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE THAIZ DE DECO SOUZA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE THAIZ DE DECO SOUZA157.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.