Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/810
Título: One world, one health: broad-snoted caiman (Caiman latirostris) as sentinels of ecosystem health
Autor(es): Nóbrega, Yhuri Cardoso
Orientador(es): Tadokoro, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Biologia da conservação - Crocodilianos - Ecologia de doenças - herpetologia - Saúde única - Medicina da conservação
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: Dada a atual degradação na Mata Atlântica, bioma que possui maior densidade demográfica do país, as relações eco-epidemiológicas dos ambientes tem se alterado, e iniciativas que visem à compreensão dos aspectos que envolvem a ecologia das enfermidades e sua relação com as comunidades e ecossistemas devem ser consideradas prioridade para que se possa alcançar a conservação dos ambientes naturais, bem como dos serviços ecossistêmicos. A proximidade dos remanescentes de Mata Atlântica com grandes centros urbanos oferece condições que influenciam de forma direta a relação saúde-doença da fauna silvestre, como dispersão de patógenos, proliferação de vetores, surgimento de animais sinantrópicos e exposição da fauna a disruptores endócrinos. Neste contexto o C. latirostris possui grande relevância, uma vez que é uma espécie generalista e ocorre tanto em ambientes impactados, quanto em ambientes naturais, sendo assim a compreensão da ecologia de doenças e ecoimunologia desta espécie representa um grande avanço para se compreender a relação entre os impactos ambientais e a ocorrência de enfermidade em animais silvestres.Este projeto objetiva avaliar a saúde e compreender quais patógenos (parasitos e microrganismos) ocorrem nas populações de Caiman latirostris in situ e ex situ, bem como suas relações com a saúde única. Para realizar o projeto serão amostradas diferentes áreas na Mata Atlântica com diferentes níveis de impacto antrópico. Foram amostrados jacarés jovens, juvenis e adultos em cada ambiente, na qual passaram por avaliação clínica e exames laboratoriais para determinar o perfil microbiológico e parasitológico das populações estudadas. Os resultados obtidos nesta tese, indicam que o jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie sentinela da saúde ambiental e possui relação direta com os aspectos macrosanitarios de OneHealth. Os dados obtidos nesta tese representa um grande passo para o conhecimento da saúde e diversidade de patógenos em ambientes aquáticos impactados pelas atividades humanas. Tal conhecimento é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e ações para a conservação das espécies de crocodilianos no Brasil.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/810
Aparece nas coleções:Ecologia de Ecossistemas (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE YHURI CARDOSO NÓBREGA.pdfTESE FINAL DE YHURI CARDOSO NÓBREGA1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.