Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/864
Título : Eu conto, tu contas, ele conta: usos e sentidos das narrativas na luta antimanicomial
Autor : Souza, Bárbara Vitor de Aquino e
metadata.dc.contributor: Corrêa, Diogo Silva
Palabras clave : Narrativas - Luta antimanicomial - Afetos - Conscientização
Fecha de publicación : 25-may-2021
Resumen : Este trabalho propõe uma investigação acerca dos usos e sentidos produzidos pelas narrativas mobilizadas nos espaços de fala e escuta da luta antimanicomial. Através de técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, propomos compreender como as narrativas afetam questões como reforço e sentido da agência, reorganização das percepções e afetos que envolvem o sujeito e o seu espaço social, cidadania e conscientização coletiva. Para tal, partimos dos estudos sobre as emoções e narrativas na sociologia dos movimentos sociais. Em um segundo momento, mobilizamos alguns pensadores que têm em comum o debate acerca dos usos das narrativas para a criação de realidades, seja através dos dispositivos discursivos que orientam as relações normatizadas e violentas da sociedade colonial capitalista, seja através da potência que existe na emergência de falas que transgridam essa norma. Esse percurso mostrou-se importante para a compreender esse fazer antimanicomial atrelado aos espaços de fala e escuta e a potência das narrativas que neles emergem para o processo de autonomia e cuidado si dos sujeitos.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/864
Aparece en las colecciones: Sociologia Política (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBARA VITOR DE AQUINO E SOUZA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBA VITOR DE AQUINO E SOUZA721.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.