Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/864
Título: Eu conto, tu contas, ele conta: usos e sentidos das narrativas na luta antimanicomial
Autor(es): Souza, Bárbara Vitor de Aquino e
Orientador(es): Corrêa, Diogo Silva
Palavras-chave: Narrativas - Luta antimanicomial - Afetos - Conscientização
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação acerca dos usos e sentidos produzidos pelas narrativas mobilizadas nos espaços de fala e escuta da luta antimanicomial. Através de técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, propomos compreender como as narrativas afetam questões como reforço e sentido da agência, reorganização das percepções e afetos que envolvem o sujeito e o seu espaço social, cidadania e conscientização coletiva. Para tal, partimos dos estudos sobre as emoções e narrativas na sociologia dos movimentos sociais. Em um segundo momento, mobilizamos alguns pensadores que têm em comum o debate acerca dos usos das narrativas para a criação de realidades, seja através dos dispositivos discursivos que orientam as relações normatizadas e violentas da sociedade colonial capitalista, seja através da potência que existe na emergência de falas que transgridam essa norma. Esse percurso mostrou-se importante para a compreender esse fazer antimanicomial atrelado aos espaços de fala e escuta e a potência das narrativas que neles emergem para o processo de autonomia e cuidado si dos sujeitos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/864
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBARA VITOR DE AQUINO E SOUZA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE BÁRBA VITOR DE AQUINO E SOUZA721.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.