Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/866
Título : Kombucha e seus derivados desidratados e liofilizados: caracterização físico-química, microbiológica e avaliação de toxicidade "in vivo"
Autor : Santana, Débora Correia
metadata.dc.contributor: Vasconcelos, Christiane Mileib
Palabras clave : Scoby - Kombucha - Fermantação - Biofilme - Secagem
Fecha de publicación : 28-jul-2021
Resumen : A SCOBY de Kombucha é um biofilme composto por um consórcio simbiótico de bactérias e leveduras, que é uma sigla em inglês que significa “Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast”. A SCOBY pode deteriora-se e ocasionar a perda dos atributos nutricionais, bioativos e sensoriais de interesse da bebida, comprometendo também o tempo de vida útil, e que podem ser evitados por meio das técnicas de secagem, auxiliando no aumento de “Shelf life”, preservando os compostos ação de seus constituintes, qualidade e segurança alimentar. Considerando esses fatores, o objetivo do trabalho foi avaliar o impacto da desidratação e da liofilização nas características físico-químicas, microbiológicas e toxicidade da SCOBY seca e bebida de Kombucha. Foram realizadas análises de pH, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, turbidez, teor de compostos fenólicos totais, atividade antioxidante, análises microbiológicas e toxicidade. Todas as análises foram avaliadas estatisticamente considerando o nível de 5% de probabilidade e utilizando o software SAS. O chá e as bebidas de Kombucha apresentaram resultados físico-químicas de acordo com os parâmetros analíticos para uma produção segura ao consumo e quantidade consideráveis de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante. Para os derivados de Kombucha desenvolvidos, contagem de microrganismos que variaram de 104 a 108 UFC.ml-1. Para os testes “in vivo” com C. elegans não houve mortalidade e notou-se maior crescimento dos vermes alimentados com os produtos fermentados. Nesse sentido, foram obtidos produtos derivados da SCOBY de Kombucha com potencial inovador, elevada contagem microbiológica e seguros para consumo humano.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/866
Aparece en las colecciones: Biotecnologia Vegetal (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE DÉBORA CORREIA SANTANA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE DÉBORA CORREIA SANTANA673.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.