Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/871
Título: Relação pescador - pescado e a reinvenção da comida cabocla pós rompimento da barragem de Fundão (2015): um estudo de caso sobre a cultura alimentar na vila de Regência Augusta - Linhares (ES)
Autor(es): Zanetti, Camila Claudete Toledo
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Mozine
Palavras-chave: Pesca tradicional - Desastre ambiental - Cultura alimentar - Modo de vida tradicional
Data do documento: 26-Jul-2021
Resumo: Este trabalho teve como ponto de partida uma reflexão sobre o modo de vida tradicional e a culinária cabocla da comunidade de Regência Augusta em Linhares (ES) que foram profundamente impactados pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 05 de novembro de 2015, sendo este um dos desastres ambientais de maior proporção na história da mineração no Brasil. Diante disto, buscou-se compreender a partir de metodologia qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise de dados já existentes sobre a comunidade, como os múltiplos desdobramentos do desastre ambiental confrangeram e vulnerabilizam este grupo local que dependia inteiramente do meio ambiente e de seu território para a manutenção de suas práticas laborais, culturais e alimentares tradicionais. Revela-se que a comunidade local está vivenciando as transformações e os processos de mudança em sua cultura alimentar que era sobretudo correlacionada aos alimentos provenientes da atividade pesqueira. Tendo em vista que a alimentação é permeada por aspectos simbólicos, que se relacionam com as experiências que os indivíduos adquirem, durante sua existência, criando singularidades de uma cozinha tradicional, originando os gostos coletivos, sendo parte elementar do imaginário social comunitário e parte de seu patrimônio cultural e imaterial. Em conclusão, o advento de um desastre é um determinante de rupturas, e a comunidade pesqueira tradicional tem um modo próprio e particular de dar significado às coisas, esta é impelida a ressignificar a relação homem e meio ambiente, e a realizar uma mudança de paradigma no que diz respeito ao alimento. Pois, se a pesca norteadora dos hábitos alimentares deixa de existir e o rio e o mar deixam de ser agentes de manutenção das provisões alimentares locais e tradicionais, surge a necessidade de re-existir, e de re-inventar a cultura alimentar desta comunidade.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/871
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CAMILA CLAUDETE TOLEDO ZANETT.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CAMILA CLEUDETE TOLEDO ZANETTI8.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.