Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/908
Título : A fúria do povo: análise sobre os linchamentos ocorridos na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES (2010-2020)
Autor : Nobre, Vitor Guidoni
metadata.dc.contributor: Rosa, Pablo Ornelas
Ribeiro Júnior, Humberto
Palabras clave : Região Metropolitana da Grande Vitória - Espírito Santo - Violência - Linchamento
Fecha de publicación : 31-mar-2022
Resumen : O linchamento é um fenômeno social complexo, preocupante e pode ser verificado regularmente em diversas regiões nacionais. Hodiernamente, o Brasil está inserido no âmbito dos países que mais lincham no mundo. A intensificação de casos em tempos contemporâneos atrelada à carência deste segmento temático no contexto do estado do Espírito Santo acabou por direcionar esta pesquisa a (re)pensar sobre o fenômeno através do desenvolvimento de um estudo que o analisa no período de 2010-2020. Neste sentido, o presente trabalho objetivou investigar os linchamentos ocorridos na Região Metropolitana da Grande Vitória nos últimos onze anos, propondo, assim, o seguinte problema: os linchamentos verificados na Região Metropolitana da Grande Vitória entre os anos de 2010 e 2020 apresentam padrões característicos e repetições de comportamento? A partir de um banco documental de dados que reúne 144 casos singulares extraídos de 197 reportagens jornalísticas, além do estabelecimento de variáveis de análise, pôde-se obter uma série de resultados, os quais foram capazes de responder satisfatoriamente ao problema em destaque, conduzindo a pesquisa à seguinte conclusão: existem características que tipicamente se fazem presentes na maior parte dos linchamentos examinados (indicando padrões comportamentais) e outras que se apresentam em menor escala, de modo esporádico.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/908
Aparece en las colecciones: Segurança Pública (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE VITOR GUIDONI NOBRE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE VITOR GUIDONI NOBRE696.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.