Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/934
Título: Edifícios multifamiliares verticais no Brasil: análise da produção contemporânea
Autor(es): Cordeiro, Patricia
Orientador(es): Santos, Cynthia Marconsini Loureiro
Palavras-chave: Edifícios multifamiliares - Edifícios residenciais - Qualidade na habitação - Habitação e sociedade - Arquitetura contemporânea
Data do documento: 26-Fev-2021
Resumo: O edifício multifamiliar vertical inserido nos vazios urbanos consolida-se como a melhor alternativa para moradia nas cidades. Aproveitando a infraestrutura instalada, evita custos com novos investimentos e permite que o morador diminua seus deslocamentos diários para o trabalho e/ou lazer. Grande parte da produção desses edifícios continua a reproduzir modelos do século passado com redução de áreas A sociedade se transforma a cada dia e desencadeia mudanças nos modos de vida que necessitam de novos modos de morar. A qualidade da habitação requer atendimento as reais necessidades dos usuários. É possível romper paradigmas perpetuados pelo mercado imobiliário e produzir edifícios residenciais verticais com qualidade. A reflexão sobre como morava a elite e porque hoje mora em edifícios multifamiliares verticais é escrutinado no início do trabalho, bem como os fatores que impulsionam a diversificação do morar. A revista Monolito nº 26 com o tema “Prédios de apartamentos”, traz produções consideradas inovadoras que sugerem preocupação com as transformações sociais e tecnológicas e busca pela qualidade no espaço de morar. Este trabalho objetiva analisar a arquitetura multifamiliar vertical produzida na última década, que compõe a publicação especial da revista Monolito, a fim de identificar tendências na produção imobiliária inovadora, que rompem com os padrões de mercado e que oferecem uma arquitetura diversa e pautada na qualidade dos espaços de morar. Através de critérios qualitativos é possível avaliar se a habitação é apropriada para a diversidade da contemporaneidade. A sistematização de parâmetros de qualidade relacionados as escalas de inserção urbana, do edifício e da unidade habitacional é o produto fundamental para nortear a definição de critérios e atributos para análise dos edifícios selecionados. Essa análise é o produto principal deste trabalho ao indicar a existência de um repertório qualitativo através desses edifícios que marcam um diferencial no mercado imobiliário com tendências que promovem bem estar para os usuários e para a Cidade.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/934
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE PATRICIA CORDEIRO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE PATRICIA CORDEIRO5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.