Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/977
Título: Uma análise crítica acerca da regulação de armas de fogo a partir de 2019
Autor(es): Leandro, Ícaro Olimpio
Orientador(es): Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Pessine, Karina Melo
Palavras-chave: Violência urbana - Armas de fogo - Controle de armas
Data do documento: 28-Mar-2023
Resumo: As armas de fogo, enquanto variável da equação multifatorial que envolve o processo de criminalidade, sempre estiveram presentes na história do Brasil, assim como as respectivas legislações de controle. Este estudo perpassa por uma análise histórica, jurídica e social acerca da legislação de controle de armas, descrevendo como as armas de fogo foram inseridas no contexto da escalada de violência letal no país e tem como objetivo analisar os esforços empreendidos a partir de 2019, com a eleição do então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, à vasta liberação do acesso às armas de fogo no Brasil. Nesse sentido, são apresentados todos os atos normativos editados ou impulsionados pelo ex-presidente em favor do amplo acesso da população civil às armas de fogo, retratando-se como a agenda armamentista tem sido implementada no cenário nacional. O resultado que se espera, através da pesquisa descritiva, identificando-se o padrão de atuação política em prol da agenda armamentista, é o reconhecimento das constantes modificações legislativas de liberação do acesso às armas de fogo, a reação legislativa aos atos regulamentares editados pelo ex-presidente e o controverso papel do material bélico como instrumento de controle e solução do complexo processo de criminalidade brasileiro relacionado à violência letal. Nesse ponto está a relevância para a Segurança Pública, eis que o trabalho visa escancarar a complexidade do processo de escalada da violência provocada por armas de fogo e a inconsistência dos atos normativos pró-armas editados a partir de 2019, de modo a relatar as influências desse movimento político armamentista sobre a questão da segurança. Trata-se de uma abordagem majoritariamente qualitativa, cujas reflexões apresentadas encontram suporte nos dados coletados em leis, projetos de lei, livros e artigos científicos, isto é, valendo-se dos métodos da pesquisa bibliográfica e documental.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ÍCARO OLIMPIO LEANDRO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ÍCARO OLIMPIO LEANDRO723.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.