Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorFernandes, Eduardo Georjão-
dc.contributor.authorFerreira, Ladyr Dias Dornelas Paula-
dc.date.accessioned2023-07-06T15:43:02Z-
dc.date.available2023-07-06T15:43:02Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/990-
dc.description.abstractO ensino profissional vem se constituindo como uma forma prática de inserir ou recolocar o indivíduo no mercado de trabalho de modo a permitir que duas frentes sejam alcançadas, uma no intuito de estabelecer suporte ao mercado, demandante de mão de obra qualificada, outra na direção de favorecer maiores chances para que o indivíduo possa competir por melhores condições sociais para si, para sua família e, indiretamente, para o meio social. A prática da educação, e em particular a profissional, porém, está longe de realizar o importante objetivo de se fazer da sociedade um conjunto de seres que mereçam possuir, entre si, direitos alienáveis em todos os sentidos. A realidade é dada por uma educação que tem foco particularmente para suprir o mercado com mão de obra qualificada, e de acordo com seus objetivos econômicos fundamentais, em detrimento das necessidades do profissional que vê sua inserção social limitada por fatores socioeconômicos. Os resultados se apresentam com baixa qualificação, baixa qualidade da própria educação e a consequente evasão escolar, temas pesquisados em variados estudos. Como forma de auxílio para a supressão da demanda por profissionais qualificados nasceu o Programa Qualificar ES, como projeto governamental que surgiu inicialmente com adendo a um programa maior de combate à violência, sendo um braço concernente para melhorias de vidas de cidadãos presentes na periferia e em bairros periféricos. O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender trajetórias estudantis a fim de discutir os processos de permanência e evasão no programa Qualificar ES dentro do período de 2019 a 2020. Para as devidas respostas, este estudo se configurou como uma pesquisa mesclando técnicas quantitativas com uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, observações participantes, análise documental, desenvolvimento e aplicação de questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Como conclusão percebeu-se que o processo de evasão está relacionado às vulnerabilidades sociais que o indivíduo já possui e traz de suas origens, sendo ele oriundo, de modo geral, de uma classe de baixa renda, que busca em Programas como o Qualificar ES uma forma de inserção no mercado de trabalho, mas problemas estruturais interferem dificultando os objetivos de melhoria das condições de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectEvasão e permanênciapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleProcesso de evasão e permanência na educação profissional e tecnológica: o caso do programa Qualificar ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoVocational education has been constituting itself as a practical way of inserting or replacing the individual in the labor market in order to allow two fronts to be achieved, one in order to establish support for the market, which demands qualified labor, the other in the direction of favoring greater chances for the individual to compete for better social conditions for himself, his family and, indirectly, for the social environment. The practice of education, and in particular the professional one, however, is far from fulfilling the important objective of making society a group of beings that deserve to have, among themselves, alienable rights in all senses. The reality is given by an education that is particularly focused on supplying the market with qualified labor, and in accordance with its fundamental economic objectives, to the detriment of the needs of the professional who sees his social insertion limited by socioeconomic factors. The results show low qualifications, low quality of education itself and the consequent school dropout, themes researched in several studies. As a way of helping to suppress the demand for qualified professionals, the Qualificar ES Program was born, as a government project that initially emerged as an addendum to a larger program to combat violence, being an arm concerned with improving the lives of citizens present in the periphery and in peripheral neighborhoods. The objective of this research is to analyze and understand student trajectories to discuss the processes of permanence and evasion in the Qualificar ES program within the period from 2019 to 2020. For the necessary answers, this study was configured as a research mixing quantitative techniques with qualitative approach, including literature review, participant observations, document analysis, development and application of a sociodemographic questionnaire and semi-structured interviews. As a conclusion, it was noticed that the evasion process is related to the vulnerabilities that the individual already has and brings from his origins, being that he comes, in general, from a low-income class, that seeks in Programs such as Qualificar ES a way of insertion in the labor market, but structural problems interfere, hindering the objectives of improving living conditions.pt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LADYR DIAS DORNELAS PAULA FERREIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LADYR DIAS DORNELAS PAULA FERREIRA936.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.