Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/990
Título : | Processo de evasão e permanência na educação profissional e tecnológica: o caso do programa Qualificar ES |
Autor : | Ferreira, Ladyr Dias Dornelas Paula |
metadata.dc.contributor: | Fernandes, Eduardo Georjão |
Palabras clave : | Educação profissional - Vulnerabilidade social - Evasão e permanência |
Fecha de publicación : | 15-feb-2023 |
Resumen : | O ensino profissional vem se constituindo como uma forma prática de inserir ou recolocar o indivíduo no mercado de trabalho de modo a permitir que duas frentes sejam alcançadas, uma no intuito de estabelecer suporte ao mercado, demandante de mão de obra qualificada, outra na direção de favorecer maiores chances para que o indivíduo possa competir por melhores condições sociais para si, para sua família e, indiretamente, para o meio social. A prática da educação, e em particular a profissional, porém, está longe de realizar o importante objetivo de se fazer da sociedade um conjunto de seres que mereçam possuir, entre si, direitos alienáveis em todos os sentidos. A realidade é dada por uma educação que tem foco particularmente para suprir o mercado com mão de obra qualificada, e de acordo com seus objetivos econômicos fundamentais, em detrimento das necessidades do profissional que vê sua inserção social limitada por fatores socioeconômicos. Os resultados se apresentam com baixa qualificação, baixa qualidade da própria educação e a consequente evasão escolar, temas pesquisados em variados estudos. Como forma de auxílio para a supressão da demanda por profissionais qualificados nasceu o Programa Qualificar ES, como projeto governamental que surgiu inicialmente com adendo a um programa maior de combate à violência, sendo um braço concernente para melhorias de vidas de cidadãos presentes na periferia e em bairros periféricos. O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender trajetórias estudantis a fim de discutir os processos de permanência e evasão no programa Qualificar ES dentro do período de 2019 a 2020. Para as devidas respostas, este estudo se configurou como uma pesquisa mesclando técnicas quantitativas com uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, observações participantes, análise documental, desenvolvimento e aplicação de questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Como conclusão percebeu-se que o processo de evasão está relacionado às vulnerabilidades sociais que o indivíduo já possui e traz de suas origens, sendo ele oriundo, de modo geral, de uma classe de baixa renda, que busca em Programas como o Qualificar ES uma forma de inserção no mercado de trabalho, mas problemas estruturais interferem dificultando os objetivos de melhoria das condições de vida. |
URI : | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/990 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE LADYR DIAS DORNELAS PAULA FERREIRA.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE LADYR DIAS DORNELAS PAULA FERREIRA | 936.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.