Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624
Título: Produção de violências em relação a professores em uma escola de Serra - ES
Autor(es): Ferreira, Francis Rayner Cuzzuol
Orientador(es): Pylro, Simone Chabudee
Lopes, Maria Regina
Palavras-chave: Violência - Violência Escolar - Violência Contra Professores - Bullying
Data do documento: 10-Mar-2017
Resumo: Pesquisas realizadas por órgãos nacionais e internacionais têm apontado que a violência faz parte da realidade profissional de professores brasileiros. O tema da violência escolar, no que diz respeito à violência contra o professor, já está na agenda de parlamentares e de pesquisadores interessados em medidas que possam minimizar tal fato. Considerando a relevância e preocupação pública dessa situação, a pesquisa objetivou investigar a tipologia, frequência e encaminhamento de eventos violentos, praticados por alunos, contra professores que atuam no Município de Serra – ES. Participaram desse estudo, 6 professores pertencentes a maior Instituição de Ensino inserida no programa “De Olho da Escola” no período da investigação. Os dados foram coletados por meio de análise documental e da realização de entrevistas. Foi possível observar que a maioria das violências praticadas contra os professores não são praticadas pelos mesmos agressores, sendo essas violências verbais, e ameaças. Não só o profissional de educação, mas também o aluno, e a maioria dos relacionados à escola, de algum modo, sofrem com violências produzidas naquele ambiente. O programa pareceu não ter muita visibilidade entre os docentes, já que declararam não saber de sua existência.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/624
Aparece nas coleções:Segurança Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCIS RAYNER CUZZUOL FERREIRA1.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.