Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/330
Título: Relações de gênero e trabalho:uma análise a partir da percepção dos bibliotecários do sistema integrado de bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/UFES)
Autor(es): Silva, Elizabete Grigorio da
Orientador(es): Resende, Paulo Edgar da Rocha
Palavras-chave: Relações de gênero - Divisão Sexual do Trabalho - Bibliotecários - Biblioteca Universitária
Data do documento: 8-Ago-2018
Resumo: Estudar sobre as relações de gênero no mundo do trabalho é antes de tudo um exercício reflexivo sobre em que medida o essencialismo operacionalizou a divisão sexual do trabalho e em como tal segmentação enquanto construção sociocultural delimitou o espaço das mulheres em profissões feminizadas. Nesta direção, a profissão bibliotecária exercida majoritariamente na Antiguidade, Idade Média e Moderna por homens, no início do século XX passou por um processo de feminilização e feminização e inerente a isso, bibliotecários e bibliotecárias passaram a lidar com os reveses dos estereótipos de gênero no mercado de trabalho. O objetivo geral deste trabalho foi compreender como as relações de gênero e de divisão sexual do trabalho são percebidas no cotidiano laboral dos bibliotecários e bibliotecárias lotados no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/UFES). Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo participação observante no SIB/UFES onde do total de 45 profissionais através de entrevista semi-estruturada 10 bibliotecários e 15 bibliotecárias responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas. Na segunda etapa baseado na técnica Análise de Conteúdo, criou-se categorias apriorísticas para interpretação dos dados a posteriori. Os resultados indicaram que os bibliotecários do SIB/UFES não possuem uma visão tão clara sobre o termo divisão sexual do trabalho, a maioria desconhece a sua existência em seu cotidiano profissional, no entanto a maioria ratifica através de certas ações observadas nas entrevistas, a prática cultural androcêntrica arraigada na estrutura de nossa sociedade. Ainda tratando-se de um universo onde a maioria são bibliotecárias, os estereótipos de gênero são notáveis e retroalimentados. A divisão sexual do trabalho existe de maneira assimétrica na maioria dos cargos do SIB/UFES e a falta de compreensão sobre as relações de gênero e estruturas de poder, idem.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/330
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ELIZABETE GRIGORIO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ELIZABETE GRIGORIO DA SILVA1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.