Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/333
Título: | Mobilidade urbana sustentável: uma discussão sobre políticas públicas na região da Grande Vitória / ES (RMGV) |
Autor(es): | Epichin, Kelly Schaefer David |
Orientador(es): | Da Silva Rosa, Teresa Cristina |
Palavras-chave: | Mobilidade - Sustentabilidade - Políticas públicas - Acessibilidade |
Data do documento: | 26-Abr-2016 |
Resumo: | Com o crescente desenvolvimento das cidades, as Políticas Públicas deparam-se com grande desafio no que se refere à implementação efetiva da Mobilidade Urbana Sustentável. O caos que se instala no trânsito, impactando nocivamente no direito de ir e vir, resulta em efeitos danosos ao meio ambiente e à sociedade em virtude da crise de mobilidade que se instala no tecido urbano, exigindo uma boa gestão do poder público. Nesse cenário, elegeu-se como objetivo compreender a relação entre Mobilidade Urbana e a mitigação das questões ambientais, buscando meios de atrelar a Mobilidade Urbana e a sustentabilidade, com a implantação de políticas de Mobilidade Urbana Sustentável em áreas metropolitanas brasileiras através das estratégias de articulações municipais de mobilidade urbana, especialmente, com direcionamento para o Estado do Espírito Santo, com o recorte geográfico, abrangendo a cidade de Vitória e os municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, priorizando o método descritivo e comparando as Políticas Públicas Municipais de Mobilidade Urbana Sustentável com a Matriz Analítica de Interface Municipal. Justifica-se o estudo no fato de que a crise da Mobilidade Urbana tem afetado a qualidade de vida e produzindo insatisfação, quanto à acessibilidade dos cidadãos às atividades básicas do cotidiano. Portanto, é relevante evidenciar as diretrizes elencadas nas politicas públicas e as estratégias que podem promover melhoria no âmbito da Mobilidade Urbana. Ao analisar o PDU dos municípios, objeto do estudo, considerou-se que as necessidades básicas de mobilidade estão presentes nas diretrizes elencadas, porém, muito ainda precisa ser trabalhado através de diagnóstico e intervenções eficientes e sustentáveis. Entendeu-se que a maior dificuldade não consiste na elaboração de propostas e colocá-las no papel, mas sim em retirá-las do papel e colocá-las em prática, de modo que se possa perceber seus resultados na rotina diária, com transformação na acessibilidade e na mobilidade que denota um cenário caótico nos quatro municípios objeto deste estudo. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/333 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE KELLY SCHAEFER DAVID EPICHIN.pdf Until 9998-12-31 | DISSERTAÇÃO FINAL DE KELLY CHAEFER DAVID EPICHIN | 2.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.