Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/751
Title: Políticas educacionais e necessidades especiais: inclusão e exclusão no sistema escolar
Authors: Branquinho, Liliam Cristine Ferreira
metadata.dc.contributor: Blanc, Manuela Vieira
Keywords: Políticas públicas - Educação - Inclusão - Exclusão
Issue Date: 30-Aug-2017
Abstract: Esta dissertação tenta compreender o paradoxo entre as políticas educacionais de inclusão e as práticas escolares com o sujeito a ser incluído. Para tanto partimos especificamente da análise das políticas públicas de inclusão e ações que poderiam mitigar essa exclusão. Procurando identificar junto à comunidade escolar suas percepções e concepções acerca da inclusão, tendo como base suas percepções sobre as ações que poderiam diminuir ou não essa exclusão no contexto escolar. A conquista legal do acesso à educação introduziu nas escolas grupos muitas vezes à margem da Sociedade. O ambiente escolar, frequentemente excludente em suas práticas, teve de receber legalmente grupos anteriormente excluídos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/751
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTA+ç+âO FINAL DE LILIAM CRISTINE FERREIRA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LILIAM CRISTINE FERREIRA BRANQUINHO1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.