Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/751
Título: Políticas educacionais e necessidades especiais: inclusão e exclusão no sistema escolar
Autor(es): Branquinho, Liliam Cristine Ferreira
Orientador(es): Blanc, Manuela Vieira
Palavras-chave: Políticas públicas - Educação - Inclusão - Exclusão
Data do documento: 30-Ago-2017
Resumo: Esta dissertação tenta compreender o paradoxo entre as políticas educacionais de inclusão e as práticas escolares com o sujeito a ser incluído. Para tanto partimos especificamente da análise das políticas públicas de inclusão e ações que poderiam mitigar essa exclusão. Procurando identificar junto à comunidade escolar suas percepções e concepções acerca da inclusão, tendo como base suas percepções sobre as ações que poderiam diminuir ou não essa exclusão no contexto escolar. A conquista legal do acesso à educação introduziu nas escolas grupos muitas vezes à margem da Sociedade. O ambiente escolar, frequentemente excludente em suas práticas, teve de receber legalmente grupos anteriormente excluídos.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/751
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

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