Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/146
Título: La bella polenta : a cultura italiana no Espírito Santo – gastronomia e modernização no caso de Venda Nova do Imigrante
Autor(es): Dias, Alessandro Adrelle Eller
Orientador(es): Siqueira, Maria da Penha Smarzaro
Palavras-chave: Imigração italiana - Gastronomia - Identidade - Festa da Polenta
Data do documento: 7-Mai-2012
Resumo: A alimentação no Estado do Espírito Santo passou por alterações desde o período colonial até a contemporaneidade, especialmente após a entrada de imigrantes em terras capixabas. A vinda desses europeus trouxe consigo receitas, hábitos e práticas alimentares peculiares de sua região de origem. Os imigrantes italianos e seus descentes que se fixaram passaram a ocupar o Espírito Santo entre os séculos XIX e XX, são um exemplo. Utilizados como mão de obra em lavouras, esses europeus deixaram profundas marcas na cultura capixaba, com destaque ao setor gastronômico. Tanto que há no estado uma festa a qual busca valorizar a cultura italiana e lembrar a importância dessa gente para o estado: a Festa da Polenta. A presente dissertação utilizou a Festa da Polenta, uma tradição inventada, como pesquisa de campo para analisar em que medida a Gastronomia do Espírito Santo decorre da trajetória da imigração italiana capixaba, sob influências da modernidade. Desta forma, buscou-se averiguar se a imigração italiana e como o enaltecimento da cultura italiana reflete na culinária capixaba criando sentimento de identidade a partir de alimentos, como a polenta.
URI: http://repositorio.uvv.br//handle/123456789/146
Aparece nas coleções:Ciências Sociais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRO ADRELLE ELLER DIAS.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.